terça-feira, 21 de outubro de 2014

Brincando com seu cão


Sim, as brincadeiras para seu cão muitas vezes se transformam em disputa de liderança, mas isso não quer dizer que não possa brincar com ele, pelo contrário, você só tem que ganhar.

1) BRINCANDO DE MORDER: essa brincadeira é mais para filhotes, eles adoram morder nossas mãos, dedos, meias, sapatos... isso ocorre devido a formação dos dentes, mas tem outras maneiras de saciar esse instinto. A conseqüência mais comum é a agressão na fase adulta, pois na infância, morder era significado de brincadeira. Ele pode fazer isso sem a intenção de machucar, mas dependendo da força e de quem ele morde isso pode gerar uma séria confusão. 

2) ROER OSSOS: aqui não temos muitos problemas, essa é uma alternativa para os filhotes, roendo eles saciam a vontade de morder algo (não destruindo os móveis). Lembre-se, você é o líder, o cão tem que saber que quem é o dono do osso é você. Deixe roer um pouco, aproxime-se e coloque a mão no osso (ainda não tire), se o cão rosnar continue com a mão no ossinho, assim que ele abrir um pouco a boca pode puxar (sempre cuide para não machucar seu cão). Pronto. Você mostrou quem é que manda. Isso pode ser usado no momento em que for dar a comida, também pode ser usado com outros brinquedos, esse processo é muito bom para que seu cão não se torne possessivo.

3) CABO DE GUERRA: o próprio nome já diz: cabo de GUERRA, essa é uma das brincadeiras mais “perigosas”, pois testa a força dos cães e a sua em relação a eles. Não se pode ser um bom líder se perder numa disputa de força, certo?. Para fazer esse tipo de brincadeira é simples, VITÓRIA, ganhe sempre de seu cão, não precisa puxar de maneira com que machuque os dentes do animalzinho, apenas segure firme que uma hora ele se da por derrotado.

4) CORRER: acredite ou não, correr com seu cão é uma diversão para ele. Além de se exercitar, o cachorro também conhece novos lugares, novos cheiros, novos cães, é como as brincadeiras que fazíamos de caça ao tesouro. A única exigência nessa diversão é que o cão sempre fica ao teu lado ou atrás de você, NUNCA na sua frente.

5) BRINCAR DE BOLA: essa é uma brincadeira simples, sem muitos cuidados. Você joga a bola para seu cão, e espere que ele volte na sua direção, não corra atrás dele (o líder nunca corre atrás de seus acompanhantes, é justamente ao contrário). Se não vier ignore, só volte a dar atenção quando o cão vir ao seu encontro.

6) FAREJAR: essa é uma ótima brincadeira, sem muitos estresses, farejar estimula a concentração, e obviamente o faro. Uma brincadeira que também requer um pouco disso é esconde – esconde. TODOS os cães sabem farejar, só que tem aqueles com o faro mais apurado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário